Com Caiado, Amilton prestigia abertura da colheita de feijão no Vale do Araguaia

"O desenvolvimento agrícola em Goiás mostra a força do trabalho da nossa gente e a pujança da agricultura em nosso Estado". As palavras são do deputado estadual Amilton Filho (SD), que participou em Jussara no domingo (20) da abertura da colheita de feijão no Vale do Araguaia - safra 2021. "Essa região apresenta um dos maiores percentuais de produtividade e atinge mais de 20 mil hectares de áreas plantadas de feijão. É uma das melhores do Brasil", destacou.


Ao lado do governador Ronaldo Caiado, Amilton prestigiou a cerimônia na Fazenda Maria Helena, grande produtora de feijão na região. "Goiás deve se consolidar como quarto maior produtor do grão no país, de acordo com Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Estimativa é de 346,8 mil toneladas, aumento de 4,2% em relação à última colheita.Isso graças aos produtores rurais do Vale do Araguaia, que investiram pesado em variedades do grão mais adaptadas às condições da região. Que maravilha ver Goiás superando seus índices e sendo referência na agricultura e na tecnologia no campo", destacou ainda.


O governador Ronaldo Caiado destacou os resultados da colheita de feijão: “é uma produção altíssima na região, com tecnologia, aproveitamento de água de chuva e capacidade de intercalar com outros plantios, como soja e, em seguida, criação de gado”. Para Caiado, o objetivo é fomentar um tripé dentro da agropecuária brasileira, com tecnologia, sustentabilidade e rotatividade de culturas. “Essa região apresenta um dos maiores percentuais de produtividade e atinge mais de 20 mil hectares de áreas plantadas de feijão. É uma das melhores do Brasil”.


Produção


Goiás deve se consolidar como o quarto maior produtor de feijão do país na safra 20/21, de acordo com dados divulgados em junho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção da safra 20/21 é estimada em 346,8 mil toneladas, aumento de 4,2% em relação à última colheita. Foram 144,5 mil hectares plantados, 4,1% a mais do que na safra 19/20. 


A produtividade nas lavouras goianas de feijão também é destaque nacional. Entre os principais produtores, Goiás é o estado com maior produtividade média (2,4 mil quilos por hectare). Também houve aumento de 0,1% em relação à safra 19/20.

Shape

Comunicação direta com você!

Nosso objetivo é estar em sintonia com todos os goianos. Vem comigo!

Shape